Aquaplanagem, estradas com neblina e tempestades são apenas algumas das condições que você pode ter que enfrentar quando estiver dirigindo — e você precisa estar preparado.

Por mais experiente que você seja atrás do volante, é sempre bom lembrar que todo condutor está sujeito a intempéries e imprevistos, tanto em relação ao clima quanto às condições das estradas percorridas. Nessas situações, você deve estar preparado para tomar decisões rápidas e eficientes, pois um segundo de desatenção pode custar muito caro. E, é claro, todas as dicas do mundo são úteis nesses momentos!

Neste artigo, aprenda tudo sobre condições extremas que você pode vir a enfrentar e saiba lidar com adversidades em situações de condução perigosas. 

O que e quais são situações de condução perigosas

Chamamos de condições ideais de uso tudo aquilo que faz com que os pneus rodem em perfeito funcionamento, mantendo o estado físico conservado e sem defeitos. Nessa linha de raciocínio, um condutor dirigindo um veículo numa estrada plana, lisa, num tempo relativamente seco, à temperatura e velocidade razoáveis, com pneus preservados e de qualidade, estaria em condições ideais de uso. 

Em contrapartida, situações de condução perigosas são aquelas que, de maneira imprevista e inesperada, colocam em risco a integridade física do condutor e dos que viajam consigo, podendo até causar acidentes. Nesse sentido, podem ser abordadas questões relacionadas à iluminação, clima, estados das vias, trânsito, veículo e ao próprio condutor.

Saiba lidar com adversidades em situações de condução perigosas

Quando o assunto é condições adversas na pista, a lista pode ser interminável. Este artigo ficaria longo demais se fôssemos citar todas elas, mas tentamos reunir as principais para que você saiba lidar com adversidades em situações de condução perigosas. 

Aquaplanagem

A primeira coisa a se fazer é manter a calma! O nervosismo e o desespero só vão piorar a situação. Quando sentir que perdeu o controle do carro, você deve retirar imediatamente o pé do acelerador e não deve, jamais, pisar no freio de forma brusca. Segure firmemente o volante e mantenha as rodas do veículo retas, e se perceber que os pneus estão novamente em contato com o solo, gire o volante delicadamente para se certificar de que o veículo recuperou a aderência. 

Estradas sinuosas

A regra mais importante a se seguir ao dirigir em estradas sinuosas é evitar velocidades excessivas. Fique atento também aos sinais de trânsito, uma vez que existem placas alertando sobre a aproximação de curvas e sobre o limite de velocidade recomendado. Além disso, você pode tentar girar o volante o mínimo possível, posicionando-se no lado oposto ao da curva: por exemplo, se a curva é para a direita, posicione o veículo no lado esquerdo da pista — isso resulta numa curva mais “aberta” e segura. 

Derrapagem